PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 24 de Setembro de 2020

Campanha Salarial Dataprev ‚Äď empresa apresenta ZERO de reajuste salarial e quer retirar direitos

Foi realizada ontem (28/05) a primeira mesa virtual de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev.

Preliminarmente, a representa√ß√£o dos trabalhadores questionou a empresa sobre o plano de sa√ļde e o resultado do estudo do grupo de trabalho que tinha por objetivo apresentar alternativas para o aumento da participa√ß√£o da Dataprev.

Campanha Salarial ‚Äď A exemplo do que aconteceu com o Serpro, a Dataprev apresentou proposta inaceit√°vel, de reajuste ZERO, al√©m da retirada de direitos, entre eles o t√≠quete natalino.

Seguindo √† risca as orienta√ß√Ķes do governo Federal, que procura resolver a crise econ√īmica do Pa√≠s com o achatamento dos sal√°rios e benef√≠cios dos trabalhadores, a Dataprev prop√Ķe, ainda, que os futuros funcion√°rios da empresa n√£o tenham direito a licen√ßa-pr√™mio, ao abono de 6 dias e,  em substitui√ß√£o ao anu√™nio, passem a receber quinqu√™nio (5% por cada cinco anos trabalhados) ‚Äď sendo limitado a 7 quinqu√™nios ‚Äď ou seja a 35 anos, e n√£o mais o teto de 40 anos como consta no ACT vigente. Ou seja, quer criar duas categorias de empregados, uns com menos direitos que outros.

Ainda, quanto as duas cl√°usulas novas que constam da pauta dos trabalhadores: a garantia de emprego e a manuten√ß√£o da empresa p√ļblica a empresa tamb√©m se manifestou contr√°ria.

Diante do absurdo da contraproposta apresentada pela empresa, a representação dos trabalhadores e trabalhadoras mantém a integralidade da sua pauta, pois não pode anuir com a pauta de retrocessos apresentada em mesa pela Dataprev que representa a retirada de direitos históricos, conquistados através de mais de 30 anos de luta dos trabalhadores.

A segunda mesa de negociação está agendada para o dia 03 de junho, às 14:00 horas.