PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 28 de Março de 2024

Em plena Pandemia Dataprev e Geap atuam para expulsar beneficiários/fundadores do Plano de Saúde

Mesmo antes da atual situação de pandemia mundial, a Geap e a Dataprev já trabalhavam, de forma cruel, para retirar os beneficiários/fundadores da Dataprev do plano de saúde. No ano passado (2019), a Dataprev e Geap apresentam um valor de reajuste acumulado de 62,50% no custeio, valor este a ser pago pelos trabalhadores. O valor total do débito, em muitos casos, fez com que os beneficiários se vissem obrigados a saírem do plano, e/ou serem expulsos por não conseguirem arcar com o valor.

A Geap e a Dataprev (uma das fundadoras/instituidoras do Plano) atuam, na surdina, desde o início do ano.

Em 26 de fevereiro de 2020, a Dataprev, em Comunicado Institucional, informou que havia firmado novo convênio de saúde com a Geap, alegando que a intenção era de não permitir a descontinuidade dos Serviços prestados e, que a partir do dia 1º de março, seria aplicado um reajuste (anual e contratual) de 21,37% para todos os conveniados.

Cabe ressaltar que o reajuste para os demais beneficiários, já considerado alto, foi de 12%, ou seja, o reajuste de 21,37% no Plano Geap Dataprev é totalmente ABUSIVO!

A Fenadados solicitou cópia do contrato à Dataprev, através de ofício enviado em 02 de março de 2020 e reiterado em 03 de março de 2020, porém, somente no dia 8 de maio, a Dataprev encaminhou cópia do referido contrato.

Em 06 de maio, em novo Comunicado Institucional, a Dataprev informou que os Empregados deverão aderir novamente à Geap, em razão da celebração do novo convênio, que foi assinado, através de um aditivo, no dia 8 de maio.

Frise-se que esta orientação desrespeita várias decisões judiciais obtidas por beneficiários, através das assessorias jurídicas dos sindicatos estaduais. Isso porque essa nova modalidade jurídica, apresentada pela Dataprev e Geap aos beneficiários, é excludente, uma vez que possui valores absurdos e uma carteira infinitamente menor.

A direção da Dataprev, juntamente com o diretor executivo da Geap, General Ricardo Marques Figueiredo, atuam, de forma irresponsável, na contramão do que defende as instituições.

A Geap é uma auto gestão privada, cujos donos são os trabalhadores, que vêm pagando os autos salários dos executivos indicados pelo governo. Hoje, a diretoria da Geap, tomada por indicações governamentais de militares e dentre eles, o diretor executivo, General Figueiredo, ataca os trabalhadores/beneficiários, promovendo contratos com reajustes abusivos e tornando impraticável a permanência deles no plano.

Mais uma vez, sob  o comando do General Figueiredo, a Geap descumpre sua MISSÃO:  “Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente”, vai na contramão da sua VISÃO: “Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente; Ser a melhor autogestão de saúde do país de forma sustentável” e de seus  VALORES, dentre eles: “…COMPROMISSO COM A VIDA, ….EXCELÊNCIA NO CUIDADO À SAÚDE; …..RESPONSABILIDADE COM AS PESSOAS…”

Qual o interesse da direção da Dataprev e dos gestores da Geap, no momento de pandemia, de aumentar de forma abusiva e ilegal os valores do plano, fazendo com que os trabalhadores/as beneficiários fiquem abandonados à própria sorte, contribuindo para aumentar ainda mais o inchaço na rede pública de saúde?

Sem fins lucrativos, a Geap deveria reverter todos os seus recursos para a assistência integral dos seus mais de 446 mil beneficiários.

Por fim, é importante destacar que a Geap propaga que se orgulha de cuidar da saúde de 500 brasileiros, que já passaram dos 100 anos, guardiões da experiência histórica brasileira e que precisam de uma atenção especial nesta fase da vida. De fato, a Geap agrega o maior número de idosos, com 52% da carteira de beneficiário composta por pessoas acima de 60 anos de idade, muitos deles são Fundadores do plano. Como permitir que saiam de seu próprio Plano, deixando-os sem atendimento à saúde? Fica explícita uma grande contradição

N