PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 04 de Junho de 2020

1ª MESA DE NEGOCIAÇÃO SERPRO

Nesta 3ª feira (12/05), aconteceu a primeira reunião de negociação entre o SERPRO e a Fenadados e sindicatos do RS, SC, PA, PE e RN para tratar da Campanha Salarial 2020/2021. A negociação foi realizada de forma virtual.

A representa√ß√£o da empresa n√£o apresentou nenhuma proposta de √≠ndice para as cl√°usulas econ√īmicas. O pleito √© o reajuste salarial e dos benef√≠cios pelo IPCA (infla√ß√£o do per√≠odo) e a reposi√ß√£o das perdas das duas √ļltimas campanhas salariais, que n√£o tiveram a reposi√ß√£o integral da infla√ß√£o.

O SERPRO tamb√©m colocou em mesa altera√ß√Ķes e exclus√Ķes de cl√°usulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que retiram direitos dos trabalhadores, como fim do anu√™nio e da licen√ßa pr√™mio para novos trabalhadores, fim da 13¬™ cartela do t√≠quete alimenta√ß√£o para todos os trabalhadores, al√©m de exclus√£o da cl√°usula que garante o direito de defesa em caso de advert√™ncia ou suspens√£o e da redu√ß√£o de metade do tempo de estabilidade aos empregados transferidos. Em rela√ß√£o √†s reivindica√ß√Ķes que os trabalhadores encaminharam na pauta (cl√°usula 67 e 68 que tratam, respectivamente, da defesa da empresa contra a privatiza√ß√£o e da estabilidade do emprego), a empresa negou ambas e negou tamb√©m a vig√™ncia de 2 anos para o ACT.

Na pr√≥xima mesa de negocia√ß√£o, agendada para sexta-feira, o SERPRO deve se manifestar sobre as demais cl√°usulas da pauta de reivindica√ß√£o, e certamente vir√° com mais retrocessos! √Č cada vez mais n√≠tido que a inten√ß√£o da empresa √© a mesma de 2019: retirar o m√°ximo de direitos do ACT!

A empresa, através de argumentos rasos, tais como o de que o Acordo Coletivo precisa se adequar às normas e regramentos da SEST, tenta justificar as propostas de exclusão de direitos. A verdade é que esta postura da empresa faz parte de um processo bem maior, o qual denunciamos fortemente em 2019: preparar o SERPRO para demitir trabalhadores e reduzir direitos, visando o enxugamento da empresa para a privatização em 2021!

Fique atento, pois mesmo em home office, precisaremos nos mobilizar contra os ataques aos nossos direitos e em defesa da existência do SERPRO e do seu emprego! Ajude a compartilhar este texto!

Fenadados Sindicatos Filiados e SINDPPD-RS e SINDPD-SC