PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 04 de Junho de 2020

Dataprev oferece reajuste de 50% do INPC

Foi realizada hoje (17), na sede do Sindpd-RJ, a terceira mesa de negocia√ß√£o da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev. Na reuni√£o, a empresa reafirmou "que  as negocia√ß√Ķes sobre a renova√ß√£o das cl√°usulas constituem-se um conjunto. E ratifica que os consensos que ocorrerem ao longo das reuni√Ķes de negocia√ß√£o somente prevalecer√£o se ao final do processo de negocia√ß√£o as partes alcan√ßarem o Acordo. Com estas premissas, a Empresa tem expectativa de que o conjunto das propostas apresentadas nas tr√™s rodadas de negocia√ß√£o seja levado pela Fenadados √† aprecia√ß√£o dos empregados da Dataprev."

Proposta econ√īmica

A Dataprev apresentou sua proposta econ√īmica, de reajuste salarial e nos benef√≠cios de 50% (cinquenta por cento) do INPC, ou seja, metade da infla√ß√£o anual. A resposta da representa√ß√£o dos trabalhadores e trabalhadoras foi taxativa e devidamente registrada em ata: "a proposta econ√īmica apresentada pela empresa n√£o atende aos anseios dos trabalhadores e trabalhadoras, que j√° sofreram perdas significativas em seu poder de compra nos anos de 2017 e 2018. Reajuste salarial e nos benef√≠cios de 50% (cinquenta por cento) da infla√ß√£o oficial apenas aumentar√° as perdas sucessivas, o que acarretar√° arrocho insuport√°vel para a categoria".

Geap

A representa√ß√£o dos trabalhadores e trabalhadoras pediu informa√ß√Ķes sobre a d√≠vida da empresa com a GEAP, uma vez que - apesar de ter tido not√≠cia de uma reuni√£o entre Dataprev e GEAP, ainda n√£o tem informa√ß√£o sobre as tratativas para solu√ß√£o do impasse. Reitera tamb√©m sua preocupa√ß√£o com poss√≠vel √īnus para os trabalhadores e trabalhadoras, bem como solicita da empresa aumento da participa√ß√£o ‚Äúper capita‚ÄĚ, uma vez que muitos trabalhadores est√£o se retirando do Plano por n√£o terem condi√ß√Ķes financeiras para arcar com o custo. Como o assunto √© vasto e merece ser tratado com cuidado, solicita, ainda, mesa espec√≠fica para tratar do custeio da GEAP.

A representa√ß√£o da empresa informou que n√£o tem informa√ß√Ķes novas a acrescentar, e afirmou que n√£o se op√Ķe a realizar reuni√£o espec√≠fica para tratar do tema GEAP, mas solicita que a representa√ß√£o dos empregados encaminhe, previamente, pauta com o detalhamento dos pontos que pretende abordar.

Compartilhamento de espaço com o Serpro

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras solicitou à empresa que seja esclarecida a questão da utilização dos espaços físicos em conjunto com o Serpro, reiterando sua preocupação com o futuro da empresa e a manutenção dos postos de trabalho e garantia de emprego. A empresa afirma que há apenas estudos de aproveitamento logístico de espaços.

Questionada sobre a transfer√™ncia do Programa Cidad√£o BR, parte do contrato "MEU INSS" (chat) para o SERPRO, a empresa afirmou que ir√° apurar o assunto e retornar√° com informa√ß√Ķes.

Garantia da data-base

A Representa√ß√£o dos trabalhadores e trabalhadoras solicitou a garantia de data-base em 1¬ļ de maio e termo de pr√©-acordo coletivo onde fique fixado o compromisso da boa-f√© negocial e que as atuais cl√°usulas normativas e obrigacionais manter√£o vig√™ncia at√© a assinatura de um novo acordo. Registra que tanto a garantia da data-base em 1¬ļ de maio como o pr√©-acordo com a garantia da boa-f√© negocial e manuten√ß√£o das cl√°usulas s√£o assinadas de forma ininterrupta h√° mais de 23 anos, raz√£o pela qual entendem os trabalhadores e trabalhadoras n√£o haver justificativa para a sua n√£o assinatura, salvo se for inten√ß√£o da empresa suprimir, a partir de 1¬ļ de maio, todas as cl√°usulas normativas e obrigacionais, vigentes h√° mais de 30 anos ininterruptamente. A empresa alega que atingiu o seu limite de proposi√ß√Ķes, considerando a atual conjuntura.

Uma nova rodada de negocia√ß√Ķes ficou agendada para o dia 26 de abril, √†s 10 horas, na sede do SINDADOS/BA, em Salvador.

Clique aqui e leia a ata da 3¬™ mesa de negocia√ß√£o