PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 30 de Novembro de 2023

Serpro apresenta proposta rebaixada aos trabalhadores e trabalhadoras

Na 4¬™ mesa de negocia√ß√£o realizada no dia 30 de junho, a representa√ß√£o do Serpro apresentou proposta econ√īmica para sal√°rios e benef√≠cios de 3,82% (100% do INPC) retroativo a maio com a prorroga√ß√£o das APPDs de 2022 at√© dezembro de 2023, caso o ACT seja assinado at√© 31 de julho.

A representa√ß√£o dos trabalhadores e trabalhadoras considera essa proposta rebaixada e carente de pontos extremamente sens√≠veis que constam na pauta de reivindica√ß√£o. A categoria deseja ver suas perdas salariais compensadas, bem como quer o retorno de direitos perdidos no √ļltimo ACT, como a licen√ßa-pr√™mio e o anu√™nio para os novos trabalhadores.

Veja os pontos que foram debatidos:

1) A empresa aceita discutir o PAS (Plano de Assist√™ncia M√©dica), mas n√£o garantiu que esse debate ocorreria na negocia√ß√£o do ACT. A coordena√ß√£o de campanha insiste que esse debate ocorra na negocia√ß√£o do Acordo Coletivo de Trabalho, com a garantia do aumento da participa√ß√£o da empresa no custeio do plano e da imediata institui√ß√£o de um grupo de trabalho para acompanhar os estudos que est√£o sendo feitos pela empresa e demais quest√Ķes referentes ao plano;

2) A empresa aceita ampliar a Licença paternidade de 20 para 30 dias;

3) A empresa aceita estender as APPDs aos empregados contratados por tempo determinado;

4) A empresa aceita o parcelamento de férias em três períodos; e

5) A empresa aceita fracionar o meio expediente no TRE.

A representa√ß√£o dos trabalhadores e trabalhadoras considera essas propostas insuficientes, uma vez que n√£o corrige perdas salariais e de benef√≠cios. Al√©m do mais, o Serpro n√£o concordou sequer em debater as reivindica√ß√Ķes novas, apresentadas pela categoria e referendadas em assembleias como, por exemplo, o Teletrabalho.

A Fenadados, seus sindicatos filiados, al√©m do Sindppd-RS e Sindppd-SC, se comprometem a manter a boa pr√°tica negocial, mas n√£o aceitam que a empresa imponha prazo para pagamento de retroativo, o que sugere coa√ß√£o, e prejudica as negocia√ß√Ķes como um todo, bem como n√£o aceitam qualquer tentativa de interfer√™ncia em sua organiza√ß√£o, como o estabelecimento, de forma unilateral, de prazo para a realiza√ß√£o de assembleias.