PÁGINA INICIAL ENDEREÇO FALE CONOSCO Piauí, 18 de Abril de 2024

1ª MESA DE NEGOCIAÇÃO SERPRO

Nesta 3ª feira (12/05), aconteceu a primeira reunião de negociação entre o SERPRO e a Fenadados e sindicatos do RS, SC, PA, PE e RN para tratar da Campanha Salarial 2020/2021. A negociação foi realizada de forma virtual.

A representação da empresa não apresentou nenhuma proposta de índice para as cláusulas econômicas. O pleito é o reajuste salarial e dos benefícios pelo IPCA (inflação do período) e a reposição das perdas das duas últimas campanhas salariais, que não tiveram a reposição integral da inflação.

O SERPRO também colocou em mesa alterações e exclusões de cláusulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que retiram direitos dos trabalhadores, como fim do anuênio e da licença prêmio para novos trabalhadores, fim da 13ª cartela do tíquete alimentação para todos os trabalhadores, além de exclusão da cláusula que garante o direito de defesa em caso de advertência ou suspensão e da redução de metade do tempo de estabilidade aos empregados transferidos. Em relação às reivindicações que os trabalhadores encaminharam na pauta (cláusula 67 e 68 que tratam, respectivamente, da defesa da empresa contra a privatização e da estabilidade do emprego), a empresa negou ambas e negou também a vigência de 2 anos para o ACT.

Na próxima mesa de negociação, agendada para sexta-feira, o SERPRO deve se manifestar sobre as demais cláusulas da pauta de reivindicação, e certamente virá com mais retrocessos! É cada vez mais nítido que a intenção da empresa é a mesma de 2019: retirar o máximo de direitos do ACT!

A empresa, através de argumentos rasos, tais como o de que o Acordo Coletivo precisa se adequar às normas e regramentos da SEST, tenta justificar as propostas de exclusão de direitos. A verdade é que esta postura da empresa faz parte de um processo bem maior, o qual denunciamos fortemente em 2019: preparar o SERPRO para demitir trabalhadores e reduzir direitos, visando o enxugamento da empresa para a privatização em 2021!

Fique atento, pois mesmo em home office, precisaremos nos mobilizar contra os ataques aos nossos direitos e em defesa da existência do SERPRO e do seu emprego! Ajude a compartilhar este texto!

Fenadados Sindicatos Filiados e SINDPPD-RS e SINDPD-SC